Atlético de Guaraciama, campeão amador de 1977

No Tempo da Bola:

Por Antônio Célio!

 

 

O futebol é um esporte fascinante e surpreendente. É diferente de muitos outros, pela peculiaridade de apresentar resultados, muitas vezes, improváveis. No basquete, dificilmente, os melhores perdem, como o Dream Time, dos Estados Unidos, que obtém quase 100% de conquistas nas disputas pelos Jogos Olímpicos.

Em Bocaiuva, o Atlético de Guaraciama venceu o campeonato amador de 1977, numa finalíssima com o então todo poderoso Juventus. Quase imbatível, o escrete juventido, que conquistara os títulos de 1975 e 1976, se preparava para o tri-campeonato.

Mas, tinha pela frente um time aguerrido e com sede de título. O alvinegro de Guaraciama, como um “Davi” derrubou “Golias”, numa final dramática. O Juventus saiu na frente e, como franco favorito, caminhava para mais uma conquista.

Porém, um time modesto, mas, liderado por algumas feras, como Zé Maria Canjica e Liô, virou o jogo por 2 a 1, e construiu uma das maiores surpresas da história do futebol local. Foi muita euforia na cidade vizinha, onde a torcida fez uma festa jamais vista para recepcionar seus grandes heróis. Anos depois, o Atlético foi campeão novamente, e, neste 2019, caminha em busca do tri-campeonato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: