Já classificado, Federer vira sobre eliminado Cilic e mantem 100%

Pela última rodada da fase de grupos do ATP Finals, Roger Federer já entrou em quadra classificado, após vencer seus dois primeiros duelos diante de Jack Sock e Alexander Zverev. Nesta quinta-feira, o suíço sofreu para derrotar o já eliminado Marin Cilic, mas conseguiu a virada e venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 67/ (5-7), 6/4 e 6/1, em 1h57 de jogo.

Com o resultado, o suíço encerra a fase de grupos invicto pela décima vez e fará sua 14ª semifinal em 15 participações no torneio. Para a próxima fase, ele ainda espera a definição do grupo Pete Sampras. O adversário dele  será Dominic Thiem ou David Goffin, que se enfrentam nesta sexta-feira, não antes das 12h (horário de Brasília). Cilic, por sua vez, dá adeus ao seu terceiro Finals, sem ter vencido um jogo sequer.

O jogo parecia começar mais favorável ao suíço, que teve três chances de quebra logo no primeiro game. Porém, o número dois do mundo não conseguiu quebrar o serviço de Cilic e o set seguiu equilibrado, sem que nenhum dos tenistas conseguisse abrir vantagem. No tie break, Federer sofreu o mini break em seu primeiro saque e chegou a devolver a quebra. No entanto, o croata se deu melhor, voltar a quebrar o serviço do adversário em um momento crucial e fechou a parcial em 54 minutos.

No segundo set, a partida seguiu sem muito perigo para nenhum dos lados, com exceção do terceiro game, quando Federer teve dificuldades para confirmar seu serviço. A quebra de saque veio apenas no décimo game, em que o suíço finalmente pressionou Cilic e confirmou a chance de quebra e o set point, fechando a parcial em 36 minutos.

No terceiro e decisivo set, foi o suíço quem voltou melhor e abriu 3 a 0 logo de cara. O croata não esboçou nenhum tipo de reação e cedeu mais uma quebra no sexto game. Sacando para o jogo, Federer não teve dificuldades e, de zero, aplicou um “pneu furado” e decretou a vitória.

Chave de duplas

Nas duplas, Henri Kontinen e John Peers saíram atrás no placar, mas viraram e venceram a partida desta quinta-feira contra Raven Klaasen Rajeev Ram por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 10/8, em 1 hora de jogo. Com o resultado, a dupla termina a fase de grupos na segunda colocação, avança às semifinais e ainda aguarda a definição do outro grupo, que conta com dois brasileiros: Marcelo Melo, ao lado de Lukasz Kubot, e Bruno Soares, jogando com Jamie Murray. Os brasileiros se enfrentam nesta sexta-feira, às 15h45 (horário de Brasília).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: