França e Portugal tentam garantir vaga; Holanda busca milagre

Duas grandes seleções do Velho Continente entram em campo nesta terça-feira precisando fazer a sua parte para se garantirem no Mundial. França e Portugal tem confrontos decisivos pela última rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018. Pelo Grupo A, a França recebe a Bielo-Rússia no Stade de France, em Paris, precisando de um simples triunfo para se garantir.

Os Bleus lideram o Grupo A com 20 pontos, um a mais do que a Suécia, segunda colocada e que visita a Holanda, terceira colocada com 16 pontos, na Arena Amsterdã. Neste duelo, curiosamente, os holandeses, para garantirem o segundo lugar e vaga na repescagem, necessitam golear os suecos por sete ou mais gols de diferença. Um verdadeiro milagre que dificilmente vai acontecer, o que deixará a Laranja Mecânica de fora do Mundial.

Para a Suécia, um triunfo, aliado a um tropeço da França, serve para garantir a classificação direta à competição do ano que vem.

“Trata-se de uma rodada muito importante e a França, por jogar em casa, precisa se impor. Sabemos que Bielorrússia quer atrapalhar a nossa vida, com todo o direito, mas não podemos permitir”, apontou Didier Deschamps, treinador da França, ciente de que os bielorussos não almejam mais nada, apenas cumprindo tabela.

PORTUGAL TEM DECISÃO

Cristiano Ronaldo é a grande esperança lusitana de vitória em duelo direto com a Suíça (Foto: Francisco Leong/ AFP)

Quem encara uma verdadeira final em casa, no Estádio da Luz, em Lisboa, é Portugal, que recebe a Suíça pelo Grupo B. Os suíços lideram a chave com 27 pontos e se classificam com um simples empate. Porém, se perderem, serão superados em saldo de gols pelos portugueses, que têm três pontos a menos.

Precisando da vitória, Portugal aposta a suas fichas em Cristiano Ronaldo, que atravessa grande fase e que na rodada passada foi poupado no primeiro tempo do jogo contra Andorra. No entanto, entrou após o intervalo e foi decisivo no triunfo por 2 a 0.

“Para Portugal é uma final, mas confesso que estou confiante, mesmo respeitando demais a força da seleção da Suíça. Falo isso porque conseguimos chegar a esta última rodada dependendo do nosso próprio resultado e jogando para a nossa torcida, que comprou todos os ingressos e que vai nos apoiar ao longo dos noventa minutos. Precisamos saber definir o jogo”, disse Cristiano Ronaldo, responsável por garantir os portugueses pelo menos na repescagem.

Ainda nesta terça-feira acontecem os jogos do Grupo H, no qual a Bélgica já garantiu a liderança e a respectiva vaga no Mundial. Grécia, com 16 pontos, e Bósnia, com dois pontos a menos, brigam pela segunda posição. Os gregos, porém, devem confirmá-la, pois jogam em casa contra Gibraltar, lanterna que sequer conseguiu pontuar. Já os bósnios visitam a Estônia, que não tem mais aspirações.

Pelo regulamento das Eliminatórias Europeias, as seleções do continente se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno. Ao fim, os primeiros colocados de cada uma das nove chaves garantem automaticamente vaga no Mundial. Já os oito melhores segundos colocados ganham uma nova oportunidade na repescagem, disputado no sistema de mata-mata, apontando mais quatro classificados.

Confira todos os confrontos desta terça pelas Eliminatórias Europeias:

GRUPO A
15h45 Luxemburgo x Bulgária
15h45 França x Bielo-Rússia
15h45 Holanda x Suécia

GRUPO B
15h45 Letônia x Andorra
15h45 Hungria x Ilhas Faroe
15h45 Portugal x Suíça

GRUPO H
15h45 Grécia x Gibraltar
15h45 Estônia x Bósnia
15h45 Bélgica x Chipre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: