Eliminatórias da África podem ter três classificados nesta semana

A penúltima rodada da fase de grupos das Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, pode definir três classificados para o torneio. Nesta sexta-feira, em jogo isolado, Costa do Marfim visita Mali no Estádio 26 de março, em Bamako, pelo Grupo C. Os marfinenses lideram com sete pontos e, vencendo, deixarão a vaga muito bem encaminhada, principalmente se Marrocos, que tem seis pontos, e Gabão, que soma cinco pontos, empatarem em duelo programado para sábado. Mali, lanterna com dois pontos, já está eliminado e apenas cumpre tabela.

Líder do Grupo B com dez pontos, a Nigéria vai garantir a classificação se vencer a Zâmbia neste sábado, em Uyo. Jogando em casa, os nigerianos contam com o apoio da torcida diante dos visitantes, que estão na segunda posição, com sete pontos. Já eliminados, Camarões e Argélia, dois gigantes do continente, duelam apenas para cumprir tabela.

Outra equipe que pode garantir o passaporte neste sábado pelo Grupo A é a Tunísia, que lidera com dez pontos, três a mais que a República Democrática do Congo. Os tunisianos visitam Guiné, eliminada com três pontos, e se classificarão com o triunfo e os congolenses tropeçarem na Líbia, que joga em casa, mas sem aspirações.

O Egito, que lidera o Grupo E com nove pontos, estará em ação apenas no domingo, quando recebe Congo. Se na véspera Uganda, vice-líder com sete pontos, tropeçar em Gana, que tem cinco pontos e chances matemáticas, os egípcios estarão no Mundial em caso de triunfo.

O Grupo D não pode ter classificados e é o mais equilibrado. Burkina Faso e Cabo Verde lideram com seis pontos, um a mais que Senegal. A África do Sul segura a lanterna com um ponto. Porém, esse grupo foi prejudicado porque a Fifa anulou a vitória de 2 a 1 dos sul-africanos sobre os senegaleses na primeira rodada porque o árbitro Joseph Lamptey estava envolvido na suspeita de manipulação de resultados. Neste sábado a África do Sul recebe Burkina Faso precisando se impor, enquanto que Cabo Verde precisa vencer Senegal para ficar em boas condições.

Pelo regulamento as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno. Ao fim, os campeões de cada uma das cinco chaves se garante na Copa do Mundo. Abaixo todos os confrontos programados para este fim de semana pelas Eliminatórias africanas, respeitando o horário de Brasília:

Sexta-feira

GRUPO C
16h Mali x Costa do Marfim

Sábado

GRUPO A
14h Líbia x República do Congo
14h Guiné x Tunísia

GRUPO B
13h Camarões x Argélia
13h Nigéria x Zâmbia

GRUPO C
16h Marrocos x Gabão

GRUPO D
10h África do Sul x Burkina Faso
14h30 Cabo Verde x Senegal

GRUPO E
10h Uganda x Gana

Domingo

GRUPO E
14h Egito x Congo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: