GP de Melbourne: pilotos são punidos por falta de gasolina e passeio de scooter

Alex Albon e Sebastian Vettel foram punidos pela FIA

O piloto tailandês Alex Albon, da equipe Williams, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, acabaram sendo punidos antes do GP de Fórmula 1 da Austrália. Albon, que ficou em 16º lugar na qualificação, foi desclassificado por uma pane seca no treino disputado neste sábado (9). Já Vettel, foi punido em € 5 mil (cerca de R$ 25 mil) por passear de scooter na pista do Alberta Park na sexta-feira (8).

A punição de Albon aconteceu pela quantidade de combustível no tanque, o que deixou o carro da Williams sob investigação dos comissários. Uma baixa quantidade de combustível seria vantajosa para o desempenho do piloto por deixar o carro mais leve.

Segundo os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), foi possível retirar apenas 330ml do tanque da Williams e, segundo o regulamento, os carros precisam ter um litro de combustível a mais do que o necessário para chegar aos boxes.

Mesmo perdendo o 16º lugar, Albon não está impedido de correr o GP de Melbourne. Com a punição, o piloto da Williams vai largar na última colocação do grid de largada ou do pit lane.

Passeio de scooter

Já o tetracampeão Sebastian Vettel se encrencou depois de andar de scooter sem a autorização dos fiscais da prova. Em seu primeiro treino da temporada, o alemão teve um problema no carro, resolveu voltar para os boxes por conta própria e acabou sendo multado pela FIA.

“Um cara veio com uma scooter e disse que eu podia sentar atrás. Eu perguntei se podia dirigir, porque eu prefiro, ele me disse que estava tudo bem, e aí eu fui”, contou Vettel, que faz sua primeira corrida de 2022 neste domingo (10) após ser diagnosticado com Covid-19.

De acordo com os regulamentos da Fórmula 1, pilotos não podem andar na pista por conta própria. Eles até podem andar em scooters, mas na garupa de um fiscal que orienta o retorno aos boxes. Ao contrário de Albon, Vettel não foi punido esportivamente e vai largar em 17º.

O Grande Prêmio da Austrália acontece na madrugada deste domingo, às 2h da manhã pelo horário de Brasília.

*Sob supervisão de Lara Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: