Brasil x Canadá no futebol feminino: o que esperar do confronto em Tóquio?

Na próxima sexta-feira (30), acontecem as quartas de final do futebol feminino nos Jogos de Tóquio 2020. O Brasil enfrenta o Canadá, às 5h. O confronto será uma reedição da disputa do terceiro lugar das Olimpíadas do Rio, em 2016, quando a seleção brasileira perdeu o bronze para as canadenses.

Na primeira fase, o Brasil terminou em 2º lugar no grupo F, com 7 pontos, vencendo China, Zâmbia e empatando com a Holanda. O Canadá também ficou na segunda colocação, mas do grupo E, com 5 pontos. A única vitória das canadenses foi sobre o Chile. Elas ainda empataram com o Japão e a Grã-Bretanha.

Além dos Jogos do Rio, o Canadá também ganhou a medalha de bronze nos Jogos de Londres, em 2012.

Recentemente, brasileiras e canadenses fizeram um amistoso preparatório para as Olimpíadas, que terminou em 0 a 0.

ARTILHEIRAS HISTÓRICAS – O duelo pelas quartas de final entre Brasil x Canadá também marcará um confronto entre artilheiras históricas no futebol feminino.

De um lado, Marta, principal nome da seleção brasileira e seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo. A camisa 10 está perto de se tornar a maior artilheira do país em Jogos Olímpicos, posto atualmente ocupado por Cristiane, com 15 gols. Marta já tem 13, sendo 3 marcados em Tóquio.

Do outro lado estará Sinclair, de 38 anos, grande referência do futebol feminino em seu país. Na estreia em Tóquio, completou 300 jogos pela seleção canadense e marcou um gol. No total, tem 12 gols em Jogos Olímpicos e duas medalhas de bronze. A atacante é ainda a maior goleadora do futebol feminino por seleções.

HOLANDA X EUA – Os países vão reeditar a final da Copa do Mundo de 2019, vencida pelas americanas. A Holanda foi a primeira colocado do grupo F, mesma chave do Brasil, mas teve vantagem no saldo de gols. O ataque holandês, inclusive, foi destaque na fase de grupos, com 21 gols marcados. A artilheira da competição até agora é Miedema, com 8 gols.

Os Estados Unidos se classificaram em segundo no grupo G, com uma vitória, um empate e uma derrota. As americanas foram campeãs olímpicas em 2012, mas ficaram fora do pódio nos Jogos do Rio em 2016. O vencedor desse confronto fará as semifinais contra o vencedor de Brasil x Canadá.

SUÉCIA X JAPÃO – Favorita ao ouro, a Suécia terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento, liderando o grupo G. Logo na estreia, as suecas superaram os Estados Unidos por 3 a 0.

Prata em 2016, o time da Suécia chega muito forte nas quartas de final. O Japão se classificou como o melhor terceiro colocado e terá uma missão difícil para avançar na competição.

GRÃ-BRETANHA X AUSTRÁLIA – A Grã-Bretanha, líder do grupo E, tem mais chances de se classificar, mas a Austrália tem a atacante Kerr, que já marcou três gols em Tóquio e pode fazer a diferença no confronto.

Horários dos jogos:

5h – Canadá x Brasil
6h – Grã-Bretanha x Austrália
7h – Suécia x Japão
8h – Holanda x Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: