Flamengo joga Mundial de Clubes para consagrar time feito fora de casa

O lema de que “craque o Flamengo faz em casa” ficou tão marcado que foi pintado nas paredes da Gávea, sede do clube, nos anos 1980. Dos 11 titulares que derrotaram o Liverpool por 3 a 0 no Mundial  de 1981, sete foram formados no clube: Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e Tita.

Trinta e oito anos depois, a equipe carioca volta ao torneio sem confirmar a tese. Com uma base “europeia”, o Flamengo enfrenta nesta terça (17) o Al-Hilal, da Arábia Saudita, às 14h30 (de Brasília) pela semifinal. A vitória pode significar o reencontro com o Liverpool. Na quarta (18), os ingleses jogam contra o Monterrey (MEX).

“Eu não tenho nada para falar do Liverpool. Não vou jogar com o Liverpool. Vou jogar com o Al-Hilal”, respondeu, mal-humorado, o técnico português Jorge Jesus, cansado das indagações sobre os britânicos.

O Flamengo que ele deverá colocar em campo em Doha, no Qatar, não terá nenhum jogador formado nas categorias de base do clube. No banco, a maior esperança entre as revelações é o meia Reinier, 17.

Entre os 23 inscritos no Mundial deste ano, dez jogaram na Europa antes de desembarcarem na Gávea. Sete deles (Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí, Filipe Luís, Gerson, Gabriel e Bruno Henrique) serão titulares diante do Al-Hilal, equipe que tem o colombiano Gustavo Cuéllar, que começou esta temporada no rubro-negro.
Entre os brasileiros que foram ao Mundial nesta década, apenas o Atlético-MG tinha mais jogadores com experiência prévia na Europa do que o Flamengo atual. Eram 11. O principal nome foi Ronaldinho Gaúcho.

A equipe de Jorge Jesus tem mais jogadores com passagem pelo principal mercado do futebol mundial do que o Grêmio (6 atletas em 2017), o Corinthians (5 em 2012) e o Santos (5 em 2011).
Rafinha, 34, já foi campeão mundial de clubes. Em 2013, estava no Bayern de Munique (ALE) que derrotou o Raja Casablanca (MAR) na final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: