Origem do Futebol no Brasil

https://i0.wp.com/terceirotempo.uol.com.br/imagens/77/31/arq_17731.jpg?w=800&ssl=1Por :Luiz Fernando

Caros leitores, hoje , em nossa coluna, vamos está conhecendo,  o gênio que trouxe o futebol da Inglaterra para o Brasil.

Quem foi Charles Miller?

Charles Miller foi um funcionário da São Paulo Railway Company, vice-cônsul inglês no Brasil e o introdutor do futebol no Brasil.

Em que ano ele nasceu?

Charles Miller nasceu na cidade de São Paulo (Brasil) em 24 de novembro de 1874. e faleceu, na cidade de São Paulo (Brasil) em 30 de junho de 1953.

Miller era Filho de pai escocês e mãe brasileira de ascendência inglesa, com dez anos de idade foi estudar na Inglaterra onde conheceu e se encantou pelo futebol.

Retornou ao Brasil em 1894 para trabalhar na São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiai). Trouxe na bagagem duas bolas de futebol, um livro de regras, uniforme e um par de chuteiras. Começou a partir de então a difundir o futebol entre os trabalhadores da estrada de ferro.

Foi correspondente da Coroa Britânica na Inglaterra e atuou também como vice-cônsul da Inglaterra no Brasil.

        Da esquerda para a direita e na fileira do meio, Charles Miller é o quarto. Foto reprodução da Revista Placar

Quais foram suas principais realizações?

Trouxe da Inglaterra o futebol para o Brasil, em 1901. A primeira partida organizada por ele aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895. Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway. Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história. Marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1. Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904. Emcerrou a carreira em 1910, um ano antes do SPAC conquistar pela última vez o título paulista. Tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol e dirigente.

Curiosidade

A praça em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, chama-se Praça Charles Miller em homenagem ao “pai do futebol brasileiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: