Os confrontos brasileiros nas semifinais da Libertadores

Flamengo e Grêmio começam a definir, nesta quarta-feira, quem será o representante brasileiro na final da Libertadores de 2019. Mas essa não será a primeira vez que duas equipes brasileiras se enfrentam na semifinal da competição.

O DEBATE ESPORTIVO relembra as outras seis vezes em que dois brasileiros se enfrentaram na semi da Liberta (apenas no formato tradicional, excluindo triangular semifinal): 2012, 2010, 2009, 2007, 2000 e 1963. A curiosidade é que o confronto nunca se repetiu. Veja:

2012: Santos x Corinthians

O Santos era o atual campeão, mas começou o duelo contra o rival Corinthians em desvantagem. O Peixe perdeu por 1 x 0 na Vila Belmiro, e no jogo de volta até vencia, até Danilo fazer o gol que garantiu o Timão na decisão.

2010: Inter x São Paulo

Inter e São Paulo disputaram uma vaga na final de 2010, e o Colorado levou a melhor. No Beira-Rio, o Inter venceu com um gol de Giuliano. O São Paulo fez 2 x 1 na volta, mas o critério do gol fora bastou para os gaúchos chegarem à decisão e conquistaram o título.

2009: Cruzeiro x Grêmio

O Cruzeiro deu poucas chances ao Grêmio na semifinal de 2009. A Raposa abriu 3 x 0 no jogo de ida, mas o Tricolor descontou. No segundo jogo, o Cruzeiro fez 2 x 0, e o Grêmio conseguiu o empate, insuficiente para ameaçar a vaga mineira.

Na decisão daquele ano, o Cruzeiro acabou derrotado pelo Estudiantes.

2007: Grêmio x Santos

Eliminado pelo Corinthians em 2012, o Santos já havia perdido uma semi para outro rival brasileiro cinco anos antes.

O Grêmio abriu 2 x 0 em Porto Alegre, fez o primeiro no jogo da volta, mas viu o valente Santos virar e fazer 3 x 1. O critério dos gols fora mais uma vez determinou o finalista, e o Tricolor Gaúcho foi para a final, onde acabou derrotado pelo Boca.

2000: Corinthians x Palmeiras

A incrível semifinal de 2000 foi a única a reunir duas equipes da mesma cidade do Brasil até hoje. E o confronto foi do tamanho da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras.

Em dois jogos no Morumbi, o Timão venceu o primeiro por 4 x 3. No segundo, O Verdão saiu na frente, sofreu a virada, mas conseguiu uma nova virada. Com a vitória por 3 x 2, o jogo foi para os pênaltis, quando brilhou a estrela do ídolo palmeirense Marcos sobre o ídolo corintiano Marcelinho Carioca. O campeão em 2000 foi o Boca.

1963: Santos x Botafogo

A primeira semifinal brasileira da Libertadores foi no distante ano de 1963, quando a competição ainda nem tinha esse nome. Naquele ano, o Santos venceu o Botafogo e abriu caminho para o título.

No primeiro jogo, empate por 1 x 1, no Pacaembu. No Maracanã, o Santos fez 4 x 0 com direito a hat-trick de Pelé.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: